segunda-feira, 26 de março de 2012

Dicas dos Mestres - Especial - Rony Suzuki

Olá amigos, a série Dicas dos Mestres já tinha chegado ao fim, mas como recebi um email pra lá de especial, não poderia deixar de compartilhar com vocês. Recebi as dicas do grande mestre RONY SUZUKI, que na minha opinião é o maior aquapaisagista brasileiro de todos os tempos, e de quem sou fã incondicional.

Acho que pra qualquer aquapaisagista, o Rony dispensa maiores apresentações pois além de tudo o que fez e faz pelo aquapaisagismo brasileiro, seus dois livros publicados são referência para todos os adeptos do nosso hobby: Aquapaisagismo - Introdução ao aquário plantado e Guia de plantas aquáticas.

Rony Suzuki e Adriano Montoro - Foto: Cinthia Emerich
Então vamos às dicas do mestre Rony:

Não tenho muito o que acrescentar a respeito de dicas, pois todos os ilustres amigos e aquapaisagistas que já colaboraram passando suas preciosas dicas e conhecimento, já disseram tudo! somente pra completar ou reforçar a minha linha de pensamento, prefiro focar na palavra... DEDICAÇÃO.

1 - Pesquise bastante em livros e na Internet. Não se preocupe com as divergências de opiniões que irá encontrar durante a pesquisa, muitas vezes encontramos métodos diferentes de manutenção que funcionam perfeitamente para um, mas não é prático para outro, o importante é cada método mostrar que realmente funciona ficando a critério de sua escolha. Com o tempo irá se adequando conforme suas características. Com DEDICAÇÃO o aquarista conseguirá montar aquários fabulosos independente do estilo de manutenção que optou.
 
2 - Procure utilizar equipamentos e produtos de boa qualidade que facilitem a manutenção e que também forneça as necessidades básicas para as plantas. Praticamente qualquer equipamento disponível no mercado irá servir. Com DEDICAÇÃO mesmo os produtos considerados de segunda ou terceira linha terão resultados fabulosos, pois de nada adianta equipamentos de ponta sem DEDICAÇÃO. Logicamente, com equipamentos e produtos melhores menos trabalho e chances de sucesso terá.
 
3- Hardscape é fundamental para uma grande montagem! Se encontrar belos hardscapes não exite em adquiri-los, mesmo que não necessite no momento, pois um dia você irá precisar. Mesmo que não consiga hardscape de primeira, com DEDICAÇÃO você conseguirá fazer um belo trabalho, basta não desistir e persistir.
 
4 - Não tenha medo de fazer alguma coisa errada, errar é aprender de uma forma mais eficiente, apesar de mais "dolorosa"! Não se limite somente na teoria, ponha a teoria na prática sem medo. Com DEDICAÇÃO, os erros serão fáceis de se corrigir.
 
5 - Não fique "bitolado" com algas, principalmente no início da montagem! elas provavelmente irão surgir mas com a manutenção básica muito provavelmente elas irão ficar sob controle, muitas vezes até praticamente sumir. Com DEDICAÇÃO as algas com certeza perderão a batalha!

6 - Ensine tudo o que aprendeu para os iniciantes, ajude sempre os que necessitam de um empurrão...lembre que muitas vezes não é necessário passar a informação de "mão beijada" apenas mostre a direção e faça com que o iniciante siga essa direção e termine de aprender por suas próprias pernas, isso irá estender ainda mais o leque de conhecimento, pois na procura do caminho certo, o iniciante irá aprender outros métodos que diferem do seu, ampliando ainda mais o conhecimento de ambos! Com DEDICAÇÃO poderemos conseguir reunir um grande números de aquapaisagistas formando um leque de amizade que não nos deixará desistir do aquapaisagismo!
 
Pra finalizar, reforço o que considero a única regra no aquapaisagismo, DEDICAÇÃO!


Para quem ainda não viu os outros posts da série:

Nenhum comentário:

Postar um comentário